História

Em 10 de março de 1944, na sede da antiga Fazenda Boa Esperança, a 5 km da Estrada União e Indústria, o Sr. Georgino Sande Peres e um grupo de amigos, tenistas do Tijuca Tênis Clube, da cidade do Rio de Janeiro, lançaram a pedra fundamental da agremiação que recebeu o nome de Clube Repouso de Itaipava – CRI – nome que prevaleceu até janeiro de 1963, quando passou a se chamar Itaipava Tênis Clube – ITC.

A sede social, inicialmente em estilo art-deco, só foi concluída em 1959. Para trazer conforto aos associados, contava com terraço, hall panorâmico, salão social, bar e um salão de jogos de passatempo.

Posteriormente, foram construídas as quadras esportivas, as piscinas e a sauna seca, sempre muito elogiada pelos que a frequentam. Em 1994, esta passou por uma grande reforma, incluindo a construção de uma sauna a vapor, dando mais opções aos sócios e seus convidados.

Em 1997, foram construídas as churrasqueiras, um espaço para a confraternização entre os associados, desde então um dos espaços mais concorridos do clube. Em 2000, o clube volta ao pioneirismo, com a inauguração da primeira quadra de vôlei de praia, existente até hoje, na serra fluminense.

As quadras de tênis, apesar de serem as dependências mais antigas, só foram incorporadas ao patrimônio do clube em 2002, através de ato de doação do Sr. Aloisio Gosling Sande, filho do fundador de nossa agremiação.

Como vimos, com o passar dos anos, mudanças foram realizadas dentro do clube, e a sede social não poderia ficar de fora. Seu antigo terraço foi fechado para dar lugar a um espaço destinado às mesas de bilhar. O Salão Social foi ampliado, as cozinhas foram modernizadas e foi instalado um novo telhado em estilo colonial. Em 2005, as piscinas do clube foram reformadas, bem como os vestiários e as saunas, para maior comodidade dos sócios.

Por isso tudo, o Itaipava Tênis Clube, nos dias de hoje, está entre os melhores clubes da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.